Muita gente ainda tem dúvidas sobre a alimentação durante o período em que se está com o Balão Gástrico no organismo e até mesmo depois da retirada, afinal todo mundo quer manter a boa forma conquistada.

A colocação do Balão Intragástrico é um procedimento simples, que proporciona emagrecimento, mas que também atua como auxiliar na reeducação alimentar. Isso porque, depois de colocá-lo, é preciso ter alguns cuidados com a alimentação.

Você é um dos que têm dúvidas? Então, vamos lá:

Alimentação para quem acaba de colocar o Balão Intragástrico

Nos primeiros dias de adaptação ao balão (este período varia de caso para caso, por isso consulte seu médico), a dieta deve ser à base de líquidos. Opte por alimentos de cor clara: água, água de coco, sucos coados, chás de ervas claras, leite desnatado, caldo de legumes, frango ou carne (tudo coado e bem ralinho).

Fase intermediária: alimentação pastosa

Depois da dieta líquida, vem a fase pastosa. Nesta etapa o período também varia, pois cada paciente reage de uma forma à adição de alimentos pastosos. Por isso, consulte o seu médico sempre. Aqui você pode optar por alimentos como mingau de aveia, caldinhos mais grossos, legumes cozidos e batidos no liquidificador, purê de batata e leite batido com frutas.

Readaptação e reeducação nutricional

Quando o seu médico autorizar a inserção de alimentos sólidos na dieta, comece escolhendo alimentos leves que sejam de fácil digestão. Também deve-se dar atenção à quantidade, não ultrapasse o recomendado pelo seu médico e nutricionista.
Se você sentir extrema dificuldade em alguma dessas etapas, é recomendado a ajuda de um psicólogo para acompanhar o processo. Mas não deixe de consultar também o seu médico. Boa sorte!

Whatsapp